Prefeitura de Raposa promove projeto de intervenção para abordar o uso de álcool e outras drogas

 

Imagem principal da notícia

Com o objetivo de capacitar os profissionais da área da Saúde e fortalecer as ações de promoção e prevenção para pessoas que usam e abusam de álcool e outras drogas, a Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), em parceria com as Secretarias Estaduais de Saúde (SES), UFMA e Ministério da Saúde, realizou nos dias 15 e 16 de janeiro o projeto de intervenção intitulado “Fortalecimento e Interiorização da Agenda 2030 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável junto à Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis”.

O projeto aconteceu na Escola José França de Sousa, tendo como público-alvo uma equipe de nível superior, composta por médico, enfermeiro, dentistas, psicólogos, assistentes sociais, terapeuta ocupacional, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, Coordenadores da SEMUS e diretores das Unidades Básicas de Saúde (UBSs); e uma equipe de nível médio, formada de Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), Agentes Comunitários de Endemias (ACEs), técnicos de enfermagem e fiscais da vigilância sanitária.

A secretária de Saúde, Raidênia Barbosa, ressaltou a importância da ação. “Durante dois dias de formação, contamos com a participação de 108 profissionais. Foi uma equipe multiprofissional engajada no fortalecimento das ações de prevenção e promoção da saúde, com discussões específicas sobre o uso de álcool e outras drogas. Essa oficina fortaleceu e qualificou nossos profissionais para lidar com um tema de grande relevância em nossa sociedade”, enfatizou.

Lívia Sousa, técnica da Secretaria Municipal de Saúde, explicou sobre o andamento desse projeto piloto de âmbito nacional. “Entendemos a necessidade dessa capacitação. A previsão é que o projeto seja concluído até abril, mas há a possibilidade de se estender até junho, caso seja necessário”, disse ela.

Essa iniciativa busca capacitar as equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), além dos Agentes de Saúde (ACSs), a fim de promover a conscientização sobre o uso abusivo de álcool e outras drogas, fornecer informações relevantes e desenvolver estratégias efetivas para prevenir e lidar com esse problema de saúde pública. A parceria com as universidades fortalece a capacitação das equipes de saúde e contribui para a implementação de ações que possam trazer impactos positivos à comunidade de Raposa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *